quarta-feira, 1 de outubro de 2008

TAMBA-TAJÁ - Por Fafá de Belém

"Tamba-tajá é uma planta nativa da Amazônia e, devido a sua lenda, considerada sagrada pelos índios macuxis e pelos caboclos marajoaras.
Segundo a lenda, havia um índio macuxi perdidamente apaixonado por uma índia de sua tribo e, como ela era paralítica, carregava-a amarrada às costas para onde quer que fosse.
A paixão alucinante do índio era o que lhe dava forças para vencer os obstáculos que a cada momento lhe surgiam à frente. Principalmente por que os macuxis viviam sem pouso certo.
Um dia, caminhando pela mata, o índio (casal) deparou-se com uma tribo inimiga, que logo o(s) reconheceu e saiu em sua perseguição. A luta foi desigual mas o macuxi conseguiu escapar ileso com sua companheira. Entretanto, durante a fuga, o índio sentiu que a cada momento a índia pesava-lhe mais aos ombros. Refugiou-se à beira de um igarapé e então notou que sua amada estava morta. Ali mesmo fez uma cova e, não vendo mais sentido em continuar vivendo sem aquele amor, enterrou-se junto com ela.
Na lua cheia, naquele mesmo lugar, nasceu o tamba-tajá.
O tamba-tajá é uma planta muito festejada pelos nativos, não apenas por sua graça e feminilidade mas, principalmente por seus mistérios e segredos.
Sua forma é simples, semelhante a um triângulo.
Sua cor é verde, com nuances escuras espalhadas pela palma da folha.
A tessitura é macia, meio aveludade tal a pele de um bebê, levemente marcada por veios de linhas aparentes.
Se bem observado, o tamba-tajá tem um detalhe curioso, que de certa forma reforça a origem da lenda: abaixo de seu vértice mais alongado, acha-se acoplada uma outra folha, em tamanho minúsculo, cuja forma se assemelha ao órgão genital feminino. O acasalamento dessas folhas simbolizam o índio macuxi e sua amada.
Na Amazônia e principalmente nas casas precárias do interior, o tamba-tajá é considerado como planta decorativa e é colocada uma folha atrás da porta, para assegurar aos casais moradores o eterno amor, pois segundo o dito popular "quem tem o tamba-tajá seu amor não perderá".

(Fafá de Belém).

Nenhum comentário: